-
Arquitetos: Bruno Brandini Arquitetos
- Área: 363 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Daniel Santo
-
Fabricantes: Alumividros, Gesso Casa, Portobello, Puntolucce, Teixeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade na cidade de Birigüi, interior de São Paulo, a casa Braun foi projetada pra um casal jovem e seus futuros filhos. O desejo do cliente era o aproveitamento máximo do terreno, sendo assim, optamos por projetar uma residência com um conceito similar ao de townhouse que tem como principal característica a ocupação máxima do terreno através de volumes sobrepostos um sobre o outro.
Os dois blocos dos pavimentos térreo e superior em sua fachada são cortados pelos beirais em estrutura metálica destacando seus volumes em diferentes materiais - ripado marrom e vidro - Essa mistura harmoniza-se com a paleta de cores terrosa utilizadas também na parte de dentro. As placas em ACM preto apoiadas na laje do pavimento térreo cumprem a função de breeze projetando sombras ao longo do dia nas grandes janelas do piso superior. A jardineira acima junto com a composição dos materiais apresenta um contraponto interessante na composição da fachada atenuando a aridez de uma residência na cidade trazendo consigo uma atmosfera tropical logo na entrada. As portas de vidro do piso ao teto que envolvem a área social permitem ao usuário grande visibilidade para o espaço da piscina. Nossa intenção foi tornar a piscina um elemento de destaque, por isso optamos por deixa-la acima do nível da casa, isso nos permitiu também a inserção de uma borda infinita. Os blocos de jardim, posicionados em alturas diferentes no muro de divisa ao fundo do lote, permitem que a vegetação crie uma vista agradável ao usuário além de remeter o mesmo elemento utilizado na fachada.
A nossa maior preocupação foi fazer com que houvesse espaços de qualidade mesmo com a alta densidade de ocupação solicitada. A solução foi diluir os espaços internos com possibilidade de integração dos externos através de grandes aberturas de porta. Aproveitamos também para inserir jardineiras em pontos estratégicos para que chamassem a atenção do usuário, transformando-as em um elemento arquitetônico importante para compor a volumetria da casa.